sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

PARA ONDE IR?

Quando não se sabe para onde se quer ir, qualquer caminho serve.” (parafraseando Lewis Carrol, em Alice no País das Maravilhas)

Esta não é apenas uma frase contextualizada, direcionada apenas para Alice, quando esta se encontra numa encruzilhada no meio da floresta. É uma pergunta de questões últimas, ou seja, que revelam como significamos nossa vida, nossa existência, e, em último caso, a resposta a estas questões revelam o motivo pelo qual nos encontramos aqui, juntos, neste mundo.

O que me fez remeter a essa questão não foi o acaso, nem tão pouco um gato sorridente, mas uma ida solitária a um shopping. Após assistir ao filme Hobbit “2” (que detestei, diga-se de passagem, não por ele talvez, mas pela minha falta de total alienação exigida para assistir a esse filme de forma “despropositada”), e ao passear em um shopping lotado de pessoas interessadas em compras, compras e compras; ao passar por lojas que tentavam disputar a atenção dos consumidores, quero dizer, consumistas que por ali passavam – dos quais é claro, me incluo- e após observar tudo isso, ainda me perguntava como era possível num mesmo mundo de tanta fartura e opulência, tanta gente ainda morrer por falta de comida, cuidados básicos de saúde, e, mais ainda, sem nenhum acesso a qualquer coisa que poderíamos chamar de lazer, ócio ou mesmo "realização”.

Não me considero um ativista social, nem mesmo alguém capaz de “nadar contra a corrente”, mas, absolutamente, não nasci para isso!, não quero entrar nessa disputa, numa concorrência para saber quem sobreviverá a uma seleção, prova, concurso, sei lá mais o quê! Como conseguir achar algum sentido numa vida assim? Como alguém consegue realmente dormir se sentindo realizada ao viver, morar e existir neste mundo? Sei que não sou o único atormentado com estas questões. Sei mais ainda que tenho muito a melhorar – e muito mesmo – para conseguir enfrentar a enxurrada de tendências, marketings, modas e tantas outras tentativas materialistas que fazem com que eu fique, só aqui, na minha casa, no conforto que esse quarto oferece, na tranquilidade que é escrever na frente de um notebook que, diga-se de passagem, nem metade da população mundial tem acesso, e boa parte nunca terá! Sou mais do que isso, devo ser e quero ser!

Realmente esse é um mundo estranho. É um mundo absurdo esse em que vivemos! Será que isso mudará? Será que daqui a 50, 100 anos ainda continuaremos a pensar que há diferenças entre um homem branco e um homem negro? Entre um indígena e um japonês? Entre um homem que possuí um barco do tamanho de um prédio e um homem que vive na Savana africana? E não estou falando só de desigualdade social não! Estou falando em mais, estou falando de preconceito, inversão de valores e diferenças que ainda insistimos em manter!

Isto também não é só um desabafo, é uma forma de dar vazão a tanta insatisfação e tanta dor ao ainda perceber que sou tão pequeno perto de uma estrutura tão ardilosamente montada e mantida. E não acredito que tudo isso seja só uma questão de cultura, política, nem mesmo economia. E mais do que tudo isso, é uma forma de pensar que ainda não foi explicitada. É um medo que precisa ser vencido, é uma forma de nos reconhecermos como irmãos de uma mesma espécie vivendo em um mesmo planeta! Temos não só inteligência para bem utilizar nossos recursos naturais, mas somos capazes de distribuir nossas “riquezas” entre todos os seres viventes e ainda sermos felizes! Sim, essa palavra velha e desgastada ainda merece seu lugar: “Felicidade!”. Ahhh, que saudade dos meus sonhos utópicos e da minha vontade louca de poder acreditar que um dia “mudaria o mundo”...; pois é, quase meia vida se passou, e acho que nem mesmo o meu próprio mundo, este ao meu redor, fui capaz de mudar.

Mas ainda tenho coragem, tenho a certeza de que não estou só – afinal de contas, não é possível que diante de tanta arrogância, enganação, corrupção e tanta falsidade isso só caiba a mim, só caiba a mim conseguir enxergar através desta barreira. Eu sei que não estou sozinho e espero que, de onde você estiver, como receber esta mensagem, possa também unir seu coração e sua alma a minha para que juntos – e somente juntos – possamos construir algo diferente!


Que possamos saber para onde estamos indo, que saibamos para onde queremos ir, e como queremos estar, pois só assim poderemos unir nossas forças, nossas vontades, nossos ideias por algo diferente do que hoje vemos, vivemos e sentimos.

2 comentários:

  1. Adorei o texto.
    Nos faz refletir sobre um futuro melhor e, principalmente sobre quais caminhos devemos tomar para nos tornarmos pessoas melhores.
    Uma vez "melhorados" seguimos a diante na tentativa de melhorar tbm as pessoas que nos rodeiam.
    Lindo texto.

    ResponderExcluir
  2. Inspirador! Que esta seja uma reflexão diária para que se torne cada vez mais consciente em cada um de nós a importância de olharmos com amor e respeito ao nosso próximo e assim a mudança virá naturalmente e de forma a beneficiar a todos.
    Parabéns pelo belo texto!
    Fernanda

    ResponderExcluir